sábado, 8 de junho de 2013

Da menina da dupla de irmãos para a mulher do SIM: Sandy

Conheça um pouco mais da carreira solo da cantora que canta desde mpb até música eletrônica.

Dando continuidade à coluna MADE IN BRAZIL, onde homenageamos artistas brasileiros, nossa escolhida da vez foi a cantora, compositora, produtora musical e atriz, Sandy Leah Lima.
Sandy nasceu em 28 de janeiro de 1983 e começou a carreira muito cedo, aos 6 anos, cantando ao lado do irmão Junior, na época com 5 anos, no programa Som Brasil. O apresentador Lima Duarte perguntou à Chitãozinho & Xororó se alguém da família deles cantavam. Chitãozinho disse que os filhos do irmão cantavam, e as crianças foram chamadas no programa seguinte para se apresentar. Sem ensaio, os irmãos cantaram Maria Chiquinha, sucesso nos anos 70 de seus avós, a dupla Zé do Rancho e Mariazinha. A canção começou a tocar nas rádios e eles assinaram contrato de três discos com a Polygram.
Durante os 18 anos seguintes, os irmãos fizeram sucesso pelo Brasil e por alguns países da Europa, venderam 17 milhões de álbuns apenas no Brasil e encerraram sua carreira como dupla no dia 18 de dezembro de 2007.
Sandy figurou nas paradas canadenses em 2009 ao participar do projeto Crossover, composto pelo DJ Julio Torres e pelo violinista Amon Lima. Sandy colocou sua voz na faixa eletrônica “Scandal” e assinou como Miss S. A música foi incluída no CD de música eletrônica intitulado “Humanized”, vencedor do Prêmio Cool Awards (da revista “Cool Magazine”) em 2008, na categoria álbum do ano.
Em 2010, Sandy lançou seu primeiro projeto solo, chamado Manuscrito. Autoral e cheio de faixas inéditas, o álbum teve participação da cantora inglesa Nerina Pallot em uma das 13 faixas do álbum. Ainda nesse ano, a cantora iniciou a Manuscrito Tour.
Logo em seguida, a cantora emendou outra chamada “Sandy Canta Michael Jackson”, e teve apenas cinco shows, indo de 19 de novembro de 2011 até 19 de janeiro de 2012. A turnê era uma tributo ao cantor Michael Jackson, de quem Sandy é fã.
18_FHA_rshow_sandy
Seu segundo projeto solo foi um EP, chamado “Principios, Meios e Fins”, lançado em Outubro de 2012. Apesar de possuir apenas 5 músicas inéditas, em apenas 12 horas, ele superou o EP “Esse Cara Sou Eu” de Roberto Carlos e o “12 Months” do DJ Calvin Harris. Em 2013, a cantora realizou uma turnê com o material desse EP que seguiu pelas principais capitais do país.
Agora, está em curso seu terceiro projeto solo, “Sim”, previsto para chegar às lojas no dia 11 de junho. O álbum conta com uma produção pop inglesa, masterizado por Adelino Costa, o mesmo que cuidou dos cds de ADELE.
Eu acho que o nome ‘Sim’ diz muita coisa e não precisa dizer mais nada. É curto, mas é forte. Representa muito esse momento atual meu, muito alto astral, muito pra fora, muito pra cima.”
Além dos trabalhos como cantora, Sandy também foi garota propaganda da marca de cerveja Devassa, substituindo Paris Hilton. Uma escolha que foi tomada para quebrar a imagem que as pessoas tinham dela, da época da dupla com o irmão, que tinha uma imagem mais pura e virginal.
No momento, também está envolvida com a produção do filme “Quando Eu Era Vivo”, onde contracenará com Antonio Fagundes. No filme, ela fará o papel de Bruna, uma estudante de música que aluga um quarto na casa de um homem e se envolve com seu filho recém-divorciado. Esse nao é o primeiro projeto de Sandy como atriz, que também protagonizou uma série com um irmão na Rede Globo em 1999 e a novela Estrela-Guia em 2001, além dos filmes O Noviço Rebelde, em 1997; Acquária, em 2003; e no curta, Estranho Jeito de Amar.
Estou segura da minha carreira. Já caminhei um pouco na minha trajetória e descobri quem eu sou agora como artista solo. É uma fase mais madura e muito positiva, muito feliz, e isso acaba sendo estampado e representado nas músicas também.”
A última aparição de Sandy foi no dia 28 de maio, onde ela cantou no Aniversário da Xuxa, uma canção que representa muito sua fase atual e que prova que, mesmo depois do sucesso estrondoso com o irmão, depois dos seus álbuns auto biográficos e suas turnês, ela ainda continua a mesma menina cheia de talento e energia, que possui uma das vozes mais bonitas da música popular brasileira.




CRÉDITOS: DAMMIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário